Metodologia

Com o objetivo de tornar claro e detalhar os papéis e responsabilidades dos agentes e atores envolvidos na metodologia, foi desenhado o processo de elaboração dos Cadernos Técnicos do GDF. Esse processo é subdividido em cinco etapas, sendo elas:

Essa divisão foi feita a fim de facilitar a compreensão das etapas, porém não significa que precisam ser necessariamente realizadas na ordem apresentada no processo. Cada Caderno possui particularidades e exigirá do gestor o discernimento quanto à melhor estratégia para atuação.

Objetivos das etapas:

Etapa 1. Desenho da especificação do caderno:

Identificar o que precisa ser especificado a respeito do objeto do Caderno Técnico, levando em consideração novas tendências, problemas, limitações, necessidades não atendidas, oportunidades de melhoria, resultados esperados, entre outros.

Etapa 2. Pesquisa de preços:

Realizar pesquisa com fornecedores e em bancos de preços para levantar os valores praticados nas contratações públicas de objetos com especificações semelhantes.

Etapa 3. Desenvolvimento dos preços referenciais:

Determinar o preço de referência que melhor representa o mercado a partir dos resultados da pesquisa com fornecedores e bancos de preços.

Etapa 4. Desenvolvimento das diretrizes para a gestão da contratação:

Fornecer orientação para a definição de critérios e  estratégias para a gestão da contratação.

Etapa 5. Atualização do Caderno:

Realizar a atualização do conteúdo do Caderno 1 (um) ano antes da finalização do contrato vigente, levando em consideração os fatores críticos apresentados a seguir.

Fatores críticos para a atualização dos Cadernos Técnicos

Durante o processo de atualização dos Cadernos Técnicos, é importante levar em consideração os seguintes aspectos:

Governança

O modelo de governança do CADTEC – Estudos Técnicos de Serviços Terceirizados é composto pelos seguintes atores: